-
Arquitetos: Vilalta Studio
- Área: 869 m²
- Ano: 2022
-
Fotografías:Raquel Pérez, Kolya Popov
-
Fabricantes: Audac, Cortizo, Duravit, Giesse, Krona, LG, MOSO, Neolith, Onyx Solar, Roblan, Simon, Tres
Descrição enviada pela equipe de projeto. Reforma de um edifício industrial pelo escritório de arquitetura Vilalta Studio, liderado por Xavier Vilalta. O projeto transformou um edifício industrial em Barcelona, em um espaço de trabalho autossuficiente e sustentável.
O edifício existente de dois pavimentos foi totalmente reformado para adaptá-lo às necessidades de seu novo uso. O volume está estrategicamente localizado no bairro industrial de Verneda, que faz parte do novo Distrito de Inovação de Besós, na cidade de Barcelona.
O projeto do Vilalta Studio concentra-se na funcionalidade e na sustentabilidade, utilizando materiais de origem sustentável ou reciclados e soluções de eficiência energética. Desta forma, o edifício torna-se um exemplo completo da arquitetura e dos princípios de sustentabilidade do estúdio.
A entrada de pedestres da rua Jaume Brossa conduz a um amplo espaço de trabalho no pavimento superior, sem divisões ou hierarquias. O espaço é iluminado por uma grande abertura ao norte e uma claraboia ao sul que incorpora um vidro fotovoltaico para gerar energia e filtrar a radiação solar. Ambas as aberturas proporcionam uma iluminação natural controlada para que o espaço não precise de iluminação artificial durante as horas de trabalho.
No exterior, um jardim de acesso foi integrado para incentivar a conexão com a natureza e a socialização. No interior, um grande bambu foi inserido no centro do pé direito duplo de 6x6 metros, configurando uma comunicação visual e funcional nos dois níveis do estúdio, e melhorando a qualidade do ar interior.
O térreo foi concebido como um espaço social, com salas de reunião, uma grande sala de aula e uma área central para receber visitantes. Esta nova área procura incorporar novas atividades no estúdio, tais como treinamento, apresentações de produtos e novos projetos colaborativos.
Todos os móveis foram projetados sob medida pelo Vilalta Studio, sendo feitos à mão com bambu e aço, o que dá ao espaço uma sensação natural sem perder o caráter industrial do edifício. Além disso, foram incorporadas soluções sustentáveis de diferentes ângulos: sistemas de ar condicionado altamente eficientes, painéis fotovoltaicos no teto e na claraboia, além de um isolamento de lã de rocha em toda a envolvente do edifício. Esta combinação de soluções torna a energia do edifício reformado autossuficiente.
O projeto é um exemplo de como a arquitetura pode ser um meio para criar espaços de trabalho sustentáveis, adaptados às necessidades dos usuários e amigáveis ao meio ambiente, a partir de um edifício existente.